| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Aos Adventistas
Desde: 15/02/2003      Publicadas: 46      Atualização: 12/04/2012

Capa |  Adventismo  |  Doutrinas  |  Downloads  |  Ellen White  |  Refutação aos Comentários  |  Refutação por Versículos


 Refutação por Versículos

  25/02/2012
  0 comentário(s)


Mateus 5:17-18 - JESUS VEIO CUMPRIR A LEI EM NOSSO LUGAR

Ao dizer que não veio revogar a lei ou os profetas e sim cumpri-la, Jesus usou um termo que foi escrito em grego como PLEROSSAI, que significa " completar", "trazer ao pleno enchimento".

Ao dizer que não veio revogar a lei ou os profetas e sim cumpri-la, Jesus usou um termo que foi escrito em grego como PLEROSSAI, que significa " completar", "trazer ao pleno enchimento".

Isto revela outro aspecto bem mais rico as obra de Cristo em relação à lei. Muitos simplisticamente afirmam que Jesus já cumpriu a Lei por eles e... Pronto! Já nenhuma obrigação possuem em relação a ela.

O termo PLEROSSAI tem um significado ainda mais profundo que é o de ENGRAVIDAR.

A lei estava morta, estéril, sem vida em si mesmo, baseada apenas ao aspecto negativo do NÃO farás isto ou aquilo. Jesus, o varão por excelência, trouxe a semente bendita do Evangelho para fecundar a lei com o célebre "Eu, porém, vos digo".

Cada aspecto da lei foi preenchido, ampliado, melhorado, por Jesus. Por exemplo, os antigos apenas diziam. "Não adulterarás".

Jesus deu vida a este mandamento. Alguém podia pensar que não adulterando estaria plenamente justificado diante de Deus. Jesus mostrou que havia algo mais, ao afirmar.

"Eu, porém vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela" (Mateus 5.28).

Os antigos, escudados na lei, podiam imaginar que era suficiente não matar alguém para ter cumprido cabalmente o mandamento. A responsabilidade amorosa com o próximo, demonstrada por Jesus na parábola do samaritano responsável, era algo que não passava pela cabeça dos frios cumpridores deste mandamento.

Jesus disse que era o suficiente ficar irado contra alguém e proferir insultos contra ele, para transgredir o mandamento (Mateus 5.21-26).

O Senhor ampliou, inclusive, o quarto mandamento, que se refere ao sábado. Muitos achavam e ainda acham que para cumprir o mandamento é suficiente ficar sem atividade se serviço desde o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.

Jesus completou ou trouxe vida a este conceito, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso estava nele mesmo, quando afirmou.

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis DESCANSO (ou sábado) para as vossas almas".(Mateus 11.28, 29).

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO".

Não é glorioso?
Sobre o Autor
Paulo de Aragão Lins é pastor, escritor, jornalista, dramaturgo, poeta, teólogo, filósofo, psicanalista, comendador e conferencista nacional e internacional. Nasceu em 1942, em João Pessoa, Paraíba. Já escreveu alguns livros, quase todos versando sobre a Bíblia.



  Mais notícias da seção Refutações NT no caderno Refutação por Versículos
12/04/2012 - Refutações NT - Leonardo Gonçalves é a Doutrina Adventista em seu novo cd "Princípio e fim" na música NOVO.
Sou um apreciador da boa música. É Leonardo Gonçalves com certeza se encaixa nessa boa música. Nesses dias Leonardo Gonçalves lançou seu novo cd com o titulo: "princípio e fim". Segundo o cantor o cd iria falar sobre a volta de Cristo, pois como o mesmo Leonardo Falou: que mergulha em boas fontes teologicas. Para quem não sabe Leonardo Gonçalves fa...



Capa |  Adventismo  |  Doutrinas  |  Downloads  |  Ellen White  |  Refutação aos Comentários  |  Refutação por Versículos
Busca em

  
46 Notícias